Matéria no Jornal sobre o Game Lab





Saiu a primeira matéria, em jornal,  sobre o projeto Game Lab. O veículo de comunicação foi o Jornal

A União, onde a matéria, escrita pela jornalista Louise Tonet, não somente explica o funcionamento do Game Lab, como também outros projetos de extensão.

Em visita, a equipe do jornal pôde conferir o funcionamento do nosso projeto, e tirar dúvidas ao vivo. Foram apresentados jogos desenvolvidos no treinamento dos extensionistas, como também explicada e datalhada a contextualização do nosso trabalho.
A matéria pode ser conferida na página 19, do Jornal A União, deste último Domingo, dia 13/08/2017 (http://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/jornal-a-uniao/2017/agosto/a-uniao-13-08-2017/view)

O conteúdo da matéria, relativo ao projeto Game Lab, segue adiante:

A extensão universitária é um dos tripés fundamentais para o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes de nível superior. É através desta prática que é possível estabelecer uma conexão entre o universo acadêmico e o mundo real, extinguindo ou reduzindo a grande muralha existente que, não raramente, separa os centros de pesquisa e a sociedade. Nesse sentido, reduzir esta distância e preparar os alunos ao mesmo tempo em que eles são estimulados a saírem do ambiente acadêmico e ingressarem ao mercado de trabalho, faz com que sejam abertos novos horizontes de aprendizagem e experimentação, assim como o compartilhamento de experiências, o que também consiste em um fator fundamental na construção do conhecimento.

Com objetivo de desenvolver ações integradas de projetos de extensão em João Pessoa, o Game Lab, da Faculdade Estácio da Paraíba, é um projeto onde os voluntários selecionados participam do dia a dia da produção de games para o mercado de entretenimento.

A expectativa desse projeto é criar formas de participação e envolvimento social dos participantes, possibilitando a oportunidade de aproximação com a universidade e ingresso ao mercado de trabalho. O público terá acesso às informações e atividades de forma contextualizada sobre a questão de games, com a participação de diversos profissionais especializados na área que estarão coordenando, acompanhando, e prestando tutoria aos extensionistas, de modo que estes possam desenvolver diversas habilidades necessárias para trabalhar nesta área.

O projeto é gratuito para quem quiser participar e será conduzido na Faculdade Estácio da Paraíba, com a parceria da Zug Studios, estúdio multimídia que desenvolve games para o mercado de entretenimento e com a participação de profissionais ligados a outras desenvolvedoras de games, como a Ni Digital, Broz e ThinkBox Games.

O mercado de trabalho na área de jogos encontra-se em alta em João Pessoa, atualmente. No entanto, é necessário um público maior na região. A intenção do projeto é fomentar este mercado através da criação de produtos reais para o público consumidor real. Assim pode-se estimular o desenvolvimento de empresas relacionadas, bem como gerar novas oportunidades.

O público em geral são os alunos de cursos de graduação, bem como graduados, a partir dos 16 anos de idade. “É interessante que o voluntário tenha alguma habilidade relacionada, como programação orientada a objetos, ilustrar, escrita criativa, utilizar ferramentas gráficas, ou qualquer outra habilidade que possa ser aproveitada. Porém, não é necessária experiência específica com produção de games”, esc

Comentários