3º Meeting de Games da PB


O projeto Game Lab Estácio está organizando o 3º Meeting de Games da PB, evento na área de desenvolvimento de jogos digitais que busca reunir grandes nomes da indústria na Paraíba e redondezas. O evento irá contar com diversas palestras e workshops, abordando temas como game design, programação, arte e produção.

A ideia do evento é desenvolver o conhecimento da área na região, prover network entre interessados, investidores, profissionais e empresas relacionadas, e incentivar a produção de games, de uma maneira geral. Assim, o meeting também deverá contar com exposição de empresas e jogos, como meio para incentivar e demonstrar parte dos resultados alcançados na região.

O 3º Meeting de Games da PB ocorrerá na Faculdade Estácio, no terceiro piso do Mag Shopping, em João Pessoa – PB, das 09:00 às 17:30, do dia 01 de junho de 2019 (Sábado).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas aqui. (VAGAS LIMITADAS!!!)

Já as inscrições para desenvolvedores ou empresas interessados em expor seus projetos podem ser realizadas aqui (sujeito a análise).

Além disso, os inscritos que comparecerem irão receber certificado digital através do e-mail cadastrado.

Ao decorrer do evento também teremos sorteio de brindes!!!

ATENÇÃO, ESTA PÁGINA IRÁ SER CONSTANTEMENTE ATUALIZADA (até o dia do evento) COM NOVIDADES QUANTO AOS PALESTRANTES, WORKSHOPS, EXPOSIÇÕES E PROGRAMAÇÃO (assim como qualquer outra novidade considerada importante).

Obs.: A organização se reserva ao direito de alterar parcialmente o conteúdo do evento, em caso de necessidade.

Obs.2: O credenciamento deverá ser realizado entre às 9:00h e 10:00h da manhã, no corredor de entrada da faculdade.



   











DESENVOLVIMENTO


Hiago Dias é Programador e trabalha há 4 anos na Manifesto Game Studio (Recife), já finalizando sua graduação em Engenharia da Computação pela UFPE. Já trabalhou em projetos para clientes nacionais e internacionais, utilizando as mais diversas engines. Atualmente trabalha na parte de operações em projetos usando Cocos Creator. Em sua palestra, O jogo está no ar, e agora?, irá debater sobre os processos depois do lançamento de um game, problemas frequentes, soluções rápidas e automações. Tudo isso sob a perspectiva de ferramentas e linguagens de programação como HTML5, Unity e outros.Diretor Criativo e Produtor na Zug Studios e no Projeto Game Lab Estácio. Também é doutor em design, com foco em F2P Mobile Games, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFPB, Raphael Marques também é Fundador e Gerente de Projetos na ThinkBox Games. Foi professor do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), na área de games e tecnologia. Atua na área de desenvolvimento de jogos há mais de 8 anos.
Em sua palestra, Processo de criação de jogos: do tutorial ao big boss, irá abordar o processo de produção interna de um game, demonstrando ferramentas para resolver problemas diversos. Assim, irá debater sobre que ferramentas e técnicas utilizar para: projetar, comunicar, armazenar dados, gerenciar, criar, testar, publicar, etc.



João Lucas é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência pesquisando e desenvolvendo jogos digitais, utilizando a engine Unity. Recentemente concluiu o desenvolvimento do game "Recruta Social", um jogo educativo com o intuito de incentivar o jogador a exercer o controle social.

Em sua palestra, Processo de Produção de um Serious Games na Unity, irá apresentar o processo utilizado para o desenvolvimento e otimização de um jogo através da engine Unity. O jogo em questão é o  "Recruta Social", que será apresentado como estudo de caso, em que serão expostos os métodos, ferramentas, processos e estratégias envolvidos.


Yusef Richard é graduando em Ciência da Computação e atualmente desenvolve games com a  Ni Digital Studio. Possui experiência com a engine Unity, tendo a utilizado desde 2014 em seus projetos de game. 
Em sua palestra, Aplicações de Física no Unity, apresentará o emprego de recursos de física para jogos digitais 2d, através da utilização do Unity e suas ferramentas relacionadas.



GAME DESIGN


Marisardo Filho é Diretor Criativo e Produtor na Zug Studios e no Projeto Game Lab Estácio. Também é doutor em design, com foco em F2P Mobile Games, pela Universidade Federal de Pernambuco.
Em sua palestra, Heurísticas para F2P Mobile Games, irá falar sobre as melhores práticas para aquisição, retenção e monetização em jogos F2P para dispositivos móveis.



Formado em Design pela UFPE, Caio Mota possui experiência em designgráfico e de jogos. Em 2018 iniciou sua carreira como Game Designer na Manifesto Game Studio (Recife). Além disso, produz a série de documentários sobre a comunidade de jogos recifense "Barreiras Invisíveis", pela LAJE.rec.
Em sua palestra, Produzindo um Documento de Design de Jogo Inteligente, irá explicar o processo de documentação de jogos digitais, através da perspectiva de design, detalhando a criação inteligente do Game Design Document.


Bruno Elias possui experiência como software designer, gerente de projetos, e game designer. É o CEO e co-founder da startup Mago Cinzento, além de idealizador do projeto Virtualize3d, COO do HQPB, Organizador da Global Game Jam PB desde 2017, game jam plus e conselheiro administrativo da AP Games.

Em sua palestra, Ferramenta de realidade mista utilizadas na arquitetura e literatura, irá abordar conceitos, ferramentas e análises de mercado da realidade mista, tecnologia que é uma tendência no desenvolvimento de jogos. Também serão apresentados os principais projetos da startup viraliza 3d na área. Tudo isso será apresentado segundo a perspectiva de game design e negócios.

PRODUÇÃO


Graduado em administração pela UPE, Adonis Costa é gerente de produto na Raid Hut, uma publisher de jogos MMO para PC, sediada em Recife-PE. Atualmente, lidera o lançamento de novos títulos da empresa, desde a localização do game até a monetização e a operação do ciclo de vida do jogador.
Em sua palestra, Nos bastidores da publicação de jogos: da aquisição ao lançamento, irá falar sobre a árdua jornada que os jogos passam antes de serem lançados no mercado. Detalhando assim questões como localização, marketing e o business envolvidos. Também será exposto os bastidores da publicação no Brasil de um game internacional pela Raid Hut.



Erisvaldo Júnior é bacharel em Ciência da Computação pela UFPB e Tecnólogo em Sistemas para Internet pelo IFPB. É o fundador da Yupi Studios, premiada empresa de desenvolvimento de games e apps multiplataforma, com 8 oito anos de mercado, ex-participante do Start-up Chile, e hoje dividida em dois braços: Yupi Devshop (serviços sob demanda) e Yupi Play (startup de apps e jogos para família, previamente acelerada pelo Start-up Brasil com a aceleradora WOW).

Em sua palestra, Yupi Play: os desafios de empreender com games no Brasil, irá expor sobre os principais desafios enfrentados com a Yupi Play em relação a financiamento, marketing e monetização de games, enfatizando os meios de financiamento obtidos (Start-Up Brasil, aceleradora WOW, TECNOVA-PB) e as parcerias com IPs famosas (como O Show da Luna! com quase 5 milhões de downloads nas lojas, e o projeto com a Turma da Mônica).


Go Horse Games é um estúdio formado por desenvolvedores independentes baseado na capital paraibana, trabalhando majoritariamente de forma remota. Vindos de backgrounds diversos, estão sempre abertos à inovação e estimulam ideias não-convencionais, à fim de criarem experiências únicas. Estão trabalhando atualmente no game Space Parrrty, título previsto para lançamento no terceiro trimeste de 2019.

Em sua palestra, Por Dentro da Batalha Espacial, irão abordar o processo de produção do seu primeiro título, Space Parrrty. Especificamente, irão ser apresentados alguns dos desafios do início do desenvolvimento, soluções adotadas, processo de produção, e o uso da plataforma Air Console, dentro do jogo.


ARTE

Alisson Ricardo é Diretor de Animação e Mestre em Design pela UFPE. Possui mais de 10 anos de carreira em animação, atendeu clientes como Disney channel, Danone, Rovio, Samsung, NASA, Amazon e Netflix.
Em sua palestra, Como é Feita uma Série de Animação, irá detalhar os processos que envolvem a criação e produção de séries em animação.

Formada em Artes Visuais pela UFPE, Erika Ferreira atua há 5 anos atua como artista de games, atualmente trabalhando na Manifesto Games (Recife), desenvolvendo personagens, cenários e animações para jogos casuais e educacionais.
Em sua palestra, Desenvolvimento de Arte para jogos, irá falar sobre o processo de desenvolvimento de arte 2D, desde o início do game, abordando temas como geração de ideias, concepts, linha de arte, paleta de cores e desenvolvimento de personagens.

Hitallo Duarte é Ilustrador e Designer Gráfico formado pela Estácio e pós graduado em Design Digital também pela Estácio. Atua há 4 anos na área, atualmente está trabalhando numa webcomic e é responsável pela parte de arte dos projetos do GameLab.
Em sua Palestra, Criação de personagens para jogos, irá falar sobre o processo de criação de personagens para jogos mobile, abordando todo o processo, desde as primeiras ideias, pesquisa, concepts, estilos e paleta de cores.



Diego Brandão é mestre em artes visuais pela UFPB/UFPE, e atua como 3d generalista e animador no mercado de cinema, jogos e publicidade. Atualmente é professor universitário na área de design gráfico, e sócio fundador no estúdio de games Bros, criador do game “Will”.

Em sua palestra, Modelagem 3d de assets para games, irá abordar métodos e técnicas para um bom workflow durante a criação de elementos cenográficos para um jogo.









João Mário é formado em Design Gráfico, pós-graduado em Design Digital, e foi integrante de algumas das primeiras empresas de jogos de João Pessoa-PB. Atualmente trabalha como diretor de animação no mercado audiovisual.

Em seu workshop, O Pensamento de Design Aplicado à Pintura Digital, irá demonstrar as técnicas de pintura digital que utiliza, seu workflow de produção, além da sua metodologia de trabalho. Tudo isso de forma interativa, durante a criação da arte de um jogo, com participação dos alunos.


João Lucas é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência pesquisando e desenvolvendo jogos digitais, utilizando a engine Unity. Recentemente concluiu o desenvolvimento do game "Recruta Social", um jogo educativo com o intuito de incentivar o jogador a exercer o controle social.

Em seu workshop, Fundamentos do Unity, irá apresentar conceitos básicos da engine Unity, através do desenvolvimento de um jogo de naves em 2D. Assim, serão apresentadas algumas dinâmicas simples, como movimentação do jogador, disparos da nave, e comportamento dos inimigos.


Formado em Design Gráfico pela Estácio, Gabriel Dias trabalha na área de games desde 2015, quando lançou um jogo para Android juntamente com a FORMOGA Entertainment (empresa de Taiwan). Além disso, enquanto game designer, trabalhou em empresas e projetos brasileiros, porém, mantém seu foco em empresas estrangeiras.

Em seu workshop, Criação de Level Design para um Jogo Específico, irá abordar características importantes para o desenvolvimento do design de níveis, apresentando alternativas para melhorá-lo sem sair do contexto do jogo em questão.


Kevin Grandez é graduando em ciência da computação pelo Unipê. Atua como desenvolvedor independente na GoHorse Games, tendo também atuado em projetos do Game Lab Estácio, desenvolvendo soluções para gameplay, animação, e servidor, utilizando a engine Unity e outras ferramentas.

Em seu workshop, Animando personagens com o Unity, irá apresentar técnicas e ferramentas para a animação com o Unity, como: máquina de estados, ativação via código, e produção de animação direto no Unity.


Erick Nunes é técnico em Desenvolvimento de Jogos Digitais, tecnólogo em Sistemas para Internet, e pós-graduando em Jogos Digitais pela FPB Laureate. Atualmente, produz jogos pela Go Horse Games, tendo também participado como game designer e assistente de produção no projeto Game Lab Estácio.

Em seu workshop, Game Design: Do Papel à Plataforma, Irá demonstrar o processo inicial presente no desenvolvimento de um game. Assim, irá apresentar metodologias para a geração de ideias, técnicas para escolhas e decisões, e dicas para iniciar a fase de produção do seu futuro game.






Temos em nossa programação a exposição de três projetos, que deverão ocorrer em dois horários específicos, no período da manhã e da tarde. De forma resumida estes projetos podem ser considerados indie ou acadêmicos. 

Os referidos projetos são:

a) Space Parrrty - Em desenvolvimento pelo grupo Go Horse Games. Projeto com data de lançamento prevista para o início do segundo semestre de 2019.
b) Recruta Social - Game que visa auxiliar a formação cidadã de crianças e adolescentes para o controle social, desenvolvido ao decorrer de uma disciplina acadêmica na Universidade Federal da Paraíba.
c) Angel Tower - Game produzido pelo game designer Gabriel Dias, onde o avatar (um anjo) encontra-se preso em uma torre, e deve resolver uma série de puzzles para conseguir escapar. Laureate.

Apoio: 








Comentários